quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Trabalho literário ..... valorizado...M. Nocelli...capturas do Face

Flagro Marcelo Nocelli -via Face, e faço minhas  as palavras, dele, pois a literatura está longe de ser algo de rendimentos, este tempo findou-se. Como exemplo  grandes poetas do brasil como: Maria do Carmo Barreto Campelo , Daniel Lima, Carlos Nejar, Abgar Renault  já esquecidos, ou quase. Na prosa são inúmeros, não dá para enumerar, destaco o esquecimento à José Lins do Rego, João Antonio, J,J.Veiga, Cornélio Pena etc. Fora do  Brasil, é o mesmo, temos: Roa Bastos, um grande escritor Paraguaio que está morrendo no esquecimento e ninguém o conhece ou lê, caso idêntico de Felisberto Hernandez, do Uruguai. Conheço grandes escritores que desistiram, calaram-se e foram para outros lados, face a descrença. Será o caso de Raduan, hein? Há, parece, mais escritores que leitores, mais ela , a literatura , insiste, e assim deve ser. O tempo, os leitores que  degustam dirão  no processo histórico, quem sabe? 
 





Marcelo Nocelli





Amigos escritores (em especial, aqueles que acham que não têm o seu trabalho literário devidamente valorizado) não quero desanimá-los, mas ontem, no programa do Bial, Mia Couto, escritor renomado e conhecido mundialmente, autor de mais de 20 livros, um dos expoentes da literatura em língua portuguesa atual, disse que só consegue escrever à noite, porque de dia tem que trabalhar como biólogo (sua profissão de formação) numa equipe de ambientalistas que analisam os impactos ambientais para uma empresa petrolífera privada. 

Enfim, não se ganha dinheiro com a boa literatura, se ganha outras coisas, para alguns poucos: bem valiosas, por sinal. 

Para os que querem ganhar dinheiro, um caminho é tentar seguir pela literatura de qualidade duvidosa, mesmo assim, não é fácil. O mercado financeiro e a inteligência artificial, por exemplo, são caminhos que estão sempre alta, e mais promissores, financeiramente falando...



Marcelo Nocelli, nasceu em 1973, em São Paulo, cidade onde mora. É formado em Letras. Como escritor, estreou em 2007 com o romance “O Espúrio”. Em 2009 publicou o romance policial “O Corifeu Assassino” (traduzido para o italiano). Tem diversos contos e crônicas publicadas em revistas e sites especializados. Há cinco anos é cronista da Revista ZN.Em 2008 recebeu o prêmio Lima Barreto – Novos talentos da Literatura.
https://blogdareformatorio.wordpress.com/marcelo-nocelli/

Nenhum comentário: