REDES

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Expansão de universidades amplia déficit de doutores

SERÁ, , SERÁ, AH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (grifo MEU)



A expansão das universidades públicas promovida pelo governo federal aprofundou um antigo problema das instituições: a dificuldade de se contratar professores com doutorado. A carência é maior nas Regiões Norte e Centro-Oeste. Apenas neste ano, as federais de Rondônia (Unir), Pará (UFPA) e Amazonas (Ufam) tiveram de reabrir concursos públicos para docentes por falta de inscritos qualificados.

Não há dados nacionais sobre o tamanho do déficit de doutores e mestres, mas, para suprir a demanda, a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) lançou em dezembro de 2008 um plano de estímulo a novos programas de pós-graduação.

Uma comissão com representantes dos Ministérios da Educação (MEC), do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia foi formada em julho de 2009 para implantar o PAPG (Programa de Apoio à Pós-Graduação), mas, até agora, poucas ações concretas foram tomadas.

"Por causa do Reuni (programa do governo federal de expansão das universidades, lançado em 2003) foram abertas entre 10 mil e 12 mil vagas para professores. E nós queremos que todos sejam doutores", afirmou Ana Deyse Dorea, vice-presidente da Andifes. "O País não estava preparado e, em especial, os câmpus localizados no interior têm enfrentado dificuldades para preencher todas as vagas com doutores." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: