REDES

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bienal do Livro movimenta Curitiba em agosto


Primeiro grande evento da cidade dedicado à leitura terá autores de primeira grandeza e projeto inédito no País

Um projeto inovador, um curador experiente e uma cidade que há tempos merecia um evento compatível com sua realidade, nível e condição cultural. É neste cenário que Curitiba comemora a realização de sua 1ª Bienal do Livro, que acontece entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, o Expo Unimed Curitiba. Autores de renome já confirmaram presença e farão parte de um modelo inovador no País, criado pelo dramaturgo e autor premiado Alcione Araújo. Cultura, Educação e Meio Ambiente estarão no centro das atenções tanto pela programação, como pelas atrações que devem envolver grupos culturais de dança, teatro, oficinas, cafés literários, sessões de autógrafos com grandes autores e editoras de todo o País com seus lançamento mais recentes.


A idéia de transformar Curitiba na capital da leitura é da Agência Esfera, que se uniu a entidades literárias para promover o evento. Há cinco anos, várias delas participavam da feira do livro na Praça Osório, no centro da capital. O evento surgiu de uma reunião e foi tomando corpo. Hoje a expectativa é de reunir mais de 400 mil visitantes nos nove dias do evento. Expositores, escritores, intelectuais, estudantes, profissionais e o público participarão do mais importante evento literário do Paraná com oportunidade de divulgar e conhecer obras, trocar informações e se aproximar de autores de renome da nossa literatura.


Um dos princípios básicos que nortearam a concepção da feira foi ter a certeza de que uma Bienal agregaria um valor muito maior ao evento do que somente uma feira numa praça. A formalidade do espaço, a possibilidade de reunir grandes nomes da literatura, editoras premiadas e novidades que gerariam uma receptividade muito melhor do público em relação a produtos, exposições, autores e debates de questões relevantes da cultura literária.

BY

http://www.bienaldolivrocuritiba.com.br/?system=news&eid=168

Nenhum comentário: