REDES

quarta-feira, 12 de março de 2008

Unicamp forma primeiro mestre autista

Unicamp forma primeiro mestre autista
Da redação
Em São Paulo*
O pesquisador Daniel Jansen, portador da síndrome de Asperger (espécie de autismo), defendeu tese de mestrado em biologia marinha na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no interior de São Paulo.

"É o primeiro aluno nessas condições a defender um trabalho de pós-graduação na Unicamp", diz Fosca Pedini Pereira Leite, orientadora do projeto.

A síndrome, um transtorno que resulta em dificuldade de relacionamento e de interação social, não impediu Jansen de conduzir levantamento sobre 35 espécies de crustáceos no litoral norte de São Paulo.

Sob a orientação da professora, ele estudou os anfípodes (pequenos crustáceos) que vivem com alga marinha. A espécie preocupa os cientistas por invadir o espaço de outros vegetais dos oceanos.

Jansen e Fosca realizaram coletas aleatórias de amostras de algas e dos substratos em seu entorno em duas praias de São Sebastião e Ubatuba.


Superação
Apesar de possuir excelente acuidade visual, habilidade que foi decisiva para a identificação das espécies, a maior dificuldade de Jansen, segundo a professora, está em atividades que envolvem a coordenação motora.

"Por conta disso o estudo demorou um pouco mais que o habitual para ser concluído", disse Fosca. O mestrado começou em 2004 e foi concluído em fevereiro de 2008.

Para a professora, os problemas motores e de socialização de Jansen não atrapalham sua capacidade intelectual. Alguns pesquisadores acreditam que Sindrome de Asperger seja um caso de autismo em que a inteligência é preservada.

"Ele também tem uma capacidade de observação muito desenvolvida e consegue relacionar, com facilidade, as estruturas observadas com as descrições das espécies. Por isso o aconselhei a desenvolver um projeto de pesquisa relacionado à identificação de espécies de crustáceos, que também venho estudando há vários anos", disse Fosca.

"Confesso que o processo não foi fácil e exigiu muita dedicação dos docentes do instituto. Deverá servir de exemplo para outros alunos nas mesmas condições de Daniel", destacou Fosca.

*Com informações da Agência Fapesp

Nenhum comentário: